A manutenção do meio ambiente é conduta primordial no dia a dia da Madeireira Barra Grande Ltda., Compensa a retirada de árvores da floresta nativa com o reflorestamento, para que o meio ambiente não sofra em sua existência natural.
No âmbito comercial está comprovada a maior eficiência do reflorestamento com árvores exóticas, mas a Madeireira Barra Grande não se descurou com o plantio de espécies nativas da região para manutenção da biodiversidade e até das características cênicas . Por isso, no Estado de Santa Catarina, além do plantio das tradicionais exóticas “Eucalipto” e “Pinus”, manteve o reflorestamento com Pinheiro Araucária (araucaria augustifolia) e no Estado do Mato Grosso, alem da exótica “Teca” (tectona grandis) planta o Marupá ou Caixeta (simarouba amara) e o Paricá ou Pinho Cuiabano (schizolobium excelsum).
Embora na produção de Portas Maciças as madeiras nativas de Cedro, Angelim e Itaúba prevaleçam, a grande maioria dos produtos fabricados pela Madeireira Barra Grande hoje são produzidos com matéria prima originária das suas florestas plantadas, preservando assim as matas nativas ainda existentes.
Projeto cria regras para compra de madeira pelo poder público
Criada legislação especifica para normatizar as relações da produção rural com o meio ambiente